O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Designação do período negativo da Lei Natural-António de Pina Tavares

A designação do período negativo da Lei Natural é feita meramente por analogia, porque, durante este período, ainda, a referida lei não é aplicada como deve ser, o que acontece a partir do período positivo.
Assim, o período negativo são caminhos existentes e obrigatórios que devem ser percorridos para se atingir o período positivo. Todos os períodos são necessários e concorrem para o mesmo fim que é o enaltecimento de cada um e de todos. Só que no período negativo há menos progresso e nos períodos posteriores há mais.
Destarte, o período negativo não deve ser visto linearmente como algo que deve ser desconsiderado ou evitado, mas, sim, como período de comportamento do ser humano e da humanidade onde não se aplica corretamente a Lei Natural porque o que temos e sabemos não são aplicados para a satisfação do bem comum, mas, sim, para a realização, maioritariamente, dos nossos interesses pessoais e de grupos. Contudo, este período é o primeiro e que deve ser vivido e ultrapassado naturalmente.

Durante este período, há crescimento e desenvolvimento em todos os sectores de atividades. Há enormes progressos das ciências, há melhorias significativas quer nos domínios científicos e tecnológicos, quer nos domínios materiais, culturais, morais e noutros. No entanto, o nível geral do progresso é baixo por causa do nosso baixo conhecimento das leis morais. Mas são esses resultados que levam-nos a ter mais e melhores conhecimentos, para que a humanidade progrida sempre.