O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Relações espírito (mente) e o corpo-alguns aspectos por António de Pina Tavares

Conforme as necessidades, o espírito, através do corpo duplo etérico, elabora uma moldura do corpo humano para constituir o corpo físico. É através dessa moldura que o espírito imprime todas as características e funções que o corpo deve ter para o exercício das suas atividades físicas e mentais necessárias para o cumprimento dos seus deveres e obrigações como ser humano.
Por isso, o corpo físico tem o que o espírito precisa para cumprimento das suas tarefas, servindo o corpo duplo etérico e o fluídico de ligação que transmitem as informações do espírito ao corpo físico e vice-versa.
Assim, tanto como o corpo deve ser constituído, bem como quais são as faculdades que devem ser desenvolvidas, atrofiadas ou suprimidas para o cumprimento das suas obrigações durante a sua vida terrena, são ferramentas trazidas pelo espírito que são transferidas para o corpo humano que se materializam, essencialmente, através do sistema nervoso e do sistema endócrino.
Por exemplo, se o espírito, para o cumprimento das suas tarefas, não precisa da faculdade de locomoção ou duma parte dela, imprime essa deficiência para fazer parte do seu corpo físico, bem como o momento em que isso deve acontecer; se necessita, para cumprir as suas obrigações, de não ter a faculdade mental na totalidade ou parcialmente, dá instruções ao corpo físico para suprimir esta função no cérebro no tempo devido, que pode ser à nascença ou depois; se por necessidade traz uma doença como meio para cumprir as suas tarefas, então, na altura propícia, transmite-a ao corpo físico, caso não a traga já à nascença.
Então, todos os detalhes do corpo físico estão em consonância com as necessidades da evolução do espírito que se traduzem no cumprimento dos seus deveres e obrigações, e, por conseguinte, na aplicação de conhecimentos que são apropriados às nossas necessidades profissionais, culturais, cientificas e morais.
Também é o corpo físico, através dos seus diversos órgãos, que transmite à mente todas as informações que foram processadas, bem como quando há anomalias, doenças físicas, etc. Ou seja, o corpo fornece à mente todos os dados para serem processados por ela, na busca de melhores soluções para o normal funcionamento do corpo e também da mente, encontrando, por isso, os dois completamente unidos e associados para o desempenho das várias funções físicas e mentais do homem.
O corpo para desempenhar as suas funções, que são de permitir que a mente se manifeste e aprenda da melhor forma possível, deve ter todas as suas funções operativas em conformidade. Ele se desenvolve ao longo da evolução do homem com o objetivo de tornar-se cada vez mais leve e subtil, para permitir que a mente se expresse melhor. Os órgãos do corpo, incluindo o cérebro, se desenvolvem não só por processos biológicos, mas também por processos mentais.
Quando o nosso corpo tem melhores condições de saúde, higiénicas, alimentares, melhores condições de respiração, melhores condições de manutenção e de exercícios físicos, entre outras condições, melhor pode desempenhar as suas funções.

É certo que quando a mente melhor funciona e tem mais conhecimentos , melhor ajuda o corpo a executar e cumprir as suas funções. Os sentimentos positivos exercem uma ação preponderante para que o corpo tenha sempre estímulos positivos, que são transportados pelas células a todo o organismo como elementos de tranquilidade e de calma para o equilíbrio do sistema nervoso e do metabolismo em geral.