O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Conhecimentos físicos/Conhecimentos morais: um outro olhar por António de Pina Tavares

Conhecimentos são informações disponíveis que o homem possa aprender para um determinado fim.
No sentido restrito, podemos dividir os conhecimentos em dois tipos: conhecimentos físicos e conhecimentos morais.
Os conhecimentos físicos são os que obtemos para o exercício das diversas atividades que temos. A aplicação desses conhecimentos permite o surgimento de constantes e progressivos meios, instrumentos e técnicas de produção agrícola, piscatória, industrial, energética, comercial, hoteleira, beleza física, posição corporal, bem como dos serviços financeiros, bancários, de cultura, de arte, de artesanato, de desportos e sistemas de tecnologia e de informação, entre outros. Ou seja, estes conhecimentos constituem as nossas profissões que temos de médico, carpinteiro, lenhador, lavrador, analista de sistema, financeiro, bancário, pescador, sapateiro, químico, etc.
Os conhecimentos morais são os que dizem respeito a forma como relacionamos connosco próprio, com os outros indivíduos, com os animais, plantas, ambiente, minérios, equipamentos, materiais, etc. Ou seja, os conhecimentos morais são as formas de comportamentos do homem quando se relaciona com o próprio e com tudo que lhe diz respeito (sociedade e natureza). Os conhecimentos morais se traduzem em sentimentos positivos que possuímos (humildade, altruísmo, tolerância, paciência, inclusão, resiliência, etc.).
Esses dois tipos de conhecimento são suportados pela comprovação científica de uma forma ou outra, agora ou mais tarde, porque têm de ser absorvidos pelas ciências que lhes dão o suporte, a validade, a utilidade e outras características científicas, desenvolvendo, por isso, ainda maiores conhecimentos.
Eles são elementos que servem para constituir as normas, as regras, os princípios, os costumes, os hábitos, as tradições, as posturas, os regulamentos, as brochuras, os manuais, os compêndios, os sistemas e os procedimentos de trabalho, enfim, tudo o que de uma forma organizada, ordenada e útil serve para ser disponibilizado, aprendido e utilizado para o progresso do indivíduo e da coletividade.
Podemos deduzir que os dois tipos de conhecimentos se influenciam mutuamente. No entanto, apesar dos conhecimentos físicos permitem o crescimento do homem em todas as suas dimensões e a melhoria constante do nosso planeta, eles, em última instância servem para a melhoria da conduta moral do ser humano, ou seja, para maiores e melhores conhecimentos morais.
Uma pessoa pode, nesta encarnação, ser médica, mas, no fundo, esses conhecimentos da profissão que tem são úteis e válidos quando são para a melhoria da sua formação moral (melhoria dos sentimentos) porque ao deixar este planeta não leva esses conhecimentos para serem praticados no seu mundo espiritual respetivo. E quando reencarna terá uma profissão (ocupação profissional), em outros contextos, que irá ser exercida conforme os seus conhecimentos morais (sentimentos) e o ambiente físico do mundo onde passa a viver.
Porém, quando uma pessoa tem mais conhecimentos morais, melhor pode servir e utilizar a sua profissão para o enaltecimento de si e de todos, incluindo a própria profissão que exerce.
No entanto, esses dois tipos de conhecimentos são evolutivos. Partimos de menos conhecimentos físicos para mais conhecimentos físicos, como também partimos de menos sentimentos (negativos) para mais sentimentos (positivos). A televisão não existia há 100 anos atrás, como, neste momento, não usamos a energia solar diretamente sem um conversor, mas, no futuro, isso poderá acontecer. Também o homem, 100 anos atrás, era menos tolerante de que agora. E, de certeza, que daqui há 100 anos será mais tolerante que hoje.

Conforme o indivíduo tem mais conhecimentos morais, maiores serão os conhecimentos físicos. Ou seja, estes estão na dependência daqueles, embora estão interligados e interdependentes.