Os
conhecimentos são elementos que servem para constituir as regras, os
princípios, os costumes, os hábitos, as tradições, as posturas, os
regulamentos, as brochuras, os manuais, os compêndios, os sistemas e os
procedimentos e instrumentos de trabalho, enfim, tudo o que de uma forma
organizada, ordenada e útil serve para ser disponibilizado, aprendido e
utilizado para o progresso do indivíduo e da coletividade, são conhecimentos.
Os
conhecimentos são as bases sobre as quais, em cada momento histórico,
procedemos e desenvolvemos as nossas ações quotidianas, e melhorarmos as nossas
responsabilidades. Isso significa que estas dependem do nível, qualidade,
quantidade e forma de obtenção, organização e de circulação dos conhecimentos.
Por
isso, quanto maiores e melhores são os conhecimentos que possuímos, tanto
melhor poderemos exercer os nossos deveres e direitos, porque estes contêm os conhecimentos
que, por sua vez, dependem do grau e intensidade do cumprimento daqueles. Na
realidade, os conhecimentos, de um lado, e os deveres e direitos, do outro
lado, se misturam e se confundem numa unidade dialética indivisível.
Eles,
na prática, são informações disponibilizadas em leis humanas (direito
positivo), que são sistematizadas e organizadas em forma de procedimentos com
os quais exercitamos constantemente as nossas obrigações no dia-a-dia, em
qualquer lugar e tempo.
No
entanto, os conhecimentos para serem úteis (e devem sê-lo sempre) necessitam de
ser disponibilizados e distribuídos a todos, o mais breve possível (de
imediato), como informações que possibilitam o enaltecimento em todos os
sectores de atividades do ser humano.
O
primeiro homem, quando nasce, já tem as faculdades que constituem a sua mente,
mas carecem de ser elaboradas. Para serem estimuladas, brotadas, cultivadas e
utilizadas, devem ser preenchidas, carregadas com a aprendizagem, assimilação e
aplicação de conhecimentos.
Os
resultados positivos da aprendizagem são ganhos alcançados em cada vida, que
são mantidos e servem de base para a preparação da seguinte, ou melhor, para a
próxima aprendizagem, na qual se programam objetivos a serem atingidos que
consistem, sempre, no conhecimento e aplicação de conhecimentos que conduzam,
por sua vez, a maiores conhecimentos.
Assim,
o objetivo de qualquer um é o de aumentar sempre os conhecimentos, o que
significa que o homem toma medidas para ter sempre resultados positivos na
aprendizagem que se manifestam em ganhos morais que, por conseguinte, aumentam
o nível das suas faculdades.
A importância dos conhecimentos
Por António Pina Tavares