O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

O pensamento positivo e a dúvida

Alguns têm dúvidas sobre a força e o poder do pensamento positivo, sobretudo sobre a sua funcionalidade e aplicabilidade. Dúvidas legítimas e compreensíveis e, nós todos, devemos trabalhar para a plena afirmação do pensamento positivo como resposta para que as dúvidas sejam dissipadas da nossa mente.
O pensamento positivo funciona sempre. Neste momento, como ele não é uma prática corrente entre nós, pode-se duvidar dos resultados alcançados com o poder do pensamento positivo, mas isso acontece não por culpa do pensamento positivo, mas sim da forma como ele funciona e da maneira como nós o exercitamos, tendo em conta as nossas características pessoais e as do nosso mundo, que acabam por ser iguais. O pensamento positivo só é positivo quando é convicto, claro, objetivo e verdadeiro.
Nós, no fundo, ainda,  não temos pensamentos positivos como característica dominante. Não se pode dar o que não se tem. Se não temos pensamentos positivos, damos o que temos, ou seja, os pensamentos negativos, na expectativa de que podemos tentar dar e ter pensamentos positivos, embora sem ter muitas possibilidades da concretização do que pedimos.
Ter pensamentos positivos, não significa, de forma alguma, apenas a murmuração de afirmações verbais positivas ou de se pensar que se tem capacidade para se obter o que se deseja sem que, para tal, haja firmeza na materialização do que se quer.
Devemos estruturar as nossas ideias com clareza e objetividade. Depois, encadeamos as ações que devem ser suportadas por vontade e afirmações que expressam o querer, os valores e os objetivos determinantes e alinhados em função das ideias que devem ser suportadas, em todas as fases e com todos os pormenores, por pensamentos firmes e positivos. Assim, a imaginação que imprimimos à realização das ideias pensadas e projetadas ajusta-se à realidade com a probabilidade total de execução, sem quaisquer desvios, pois os nossos desejos e ações nascem primeiro na mente e são transmitidos em forma de pensamentos, e em função dos nossos sentimentos suportados por aqueles. Isto é, temos de visualizar e acreditar ao mesmo tempo. E, para que as coisas se realizem na nossa vida, precisamos de pensar da mesma maneira, ou seja, sentir o que desejamos, agindo de acordo com tais pensamentos que devem ser interpretados totalmente, sem nenhum milésimo de dúvidas e de discrepância, sempre e em qualquer circunstância.
Esta situação de concordância do que queremos com o que pensamos não é fácil, tendo em conta que, neste momento, a maioria de nós tem só pensamentos negativos. Mas não devemos desistir. O empenho e a determinação são essenciais e fundamentais na concretização do poder do querer.
Quando não se tem convicção, clareza nas ideias e imaginações concisas, objetividade na probabilidade total do acontecimento, na veracidade plena das nossas formas de pensar e de atuar, o pensamento positivo não é positivo. Então, ele não se realiza, porque o subconsciente (corpo fluídico) não o reconhece como pensamento verdadeiro, ou melhor, é um pensamento que se crê verdadeiro, mas falsamente emitido e, por isso, não tem o alcance e o valor de pensamento positivo, portanto, é um pensamento que não existe como sendo positivo.