O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Estruturas psíquicas das Parcelas da Inteligência Universal - Por Saulo José Pontes Machado

A evolução das Parcelas da Inteligência jamais ocorre rapidamente se considerarmos todas as etapas desse processo desde seu início, ao contrário, seguem uma determinação lógica e coerente que se estende em milhões e milhares de anos. Nos reinos evolutivos iniciais, a saber, o mineral, o vegetal e o animal, é que somos capazes de interpretar de modo mais fácil essa realidade, pois a Inteligência aí ainda se manifesta de modo incipiente.


Todavia, há uma ampliação qualitativa da Inteligência quando, após passar por todas essas fases naturais de desenvolvimento, as Parcelas da Inteligência Universal se tornam espíritos, ao obterem a faculdade do livre arbítrio, podendo escolher e decidir a própria trajetória evolutiva que vão processar em várias reencarnações no mundo-escola Terra.

A princípio, essa iniciativa é sistematizada nos mundos espirituais primários, denominados planos densos, onde, apesar de existir a liberdade de escolher livremente o continente, o país, a cultura e o meio familiar, tais espíritos estão impossibilitados de manifestarem completamente os atributos espirituais que são inatos a todos os Princípios Inteligentes.

Somente no mundo de escolaridade, através das interações sociais com espíritos de classes espirituais que vão desde os densos, passando pelos opacos e intermediários, poderão, conforme o uso que fizeram do livre arbítrio, desenvolver os pensamentos, ações e sentimentos para ampliar os seus arcabouços espirituais.

A tarefa por certo não é fácil, pois na atmosfera fluídica correntes de pensamentos positivas e negativas cruzam o espaço com ondas vibratórias intensas, e, como ao longo da história o gênero humano praticou atos mais errados do que corretos, facilmente possibilitam os espíritos de níveis hierárquicos mais baixos a se materializarem, sobretudo pela falta de esclarecimento espiritual na qual a humanidade de modo geral ainda se encontra.

Após o espírito se apoderar do corpo físico, momento esse que ocorre parcialmente a partir do momento que se dá o nascimento de um bebê, sendo apenas anos depois, aos setes anos de idade, que efetivamente ocorre o casamento fluídico entre o corpo e o espírito, podemos considerar que se concretiza definitivamente a estrutura psíquica da Parcela da Inteligência Universal em posse de um corpo físico.

Cada pessoa se divide de três modos: espírito, matéria fluídica e matéria densa. O espírito representa a parte superior e plena da Parcela da Inteligência Universal. É imaterial em essência e contém em forma latente o potencial máximo da Força Criadora, ou seja, todos os atributos e sentimentos plenamente desenvolvidos, que, em determinado momento, não necessitará de nenhum tipo de matéria para se manifestar totalmente, ocorrendo, com isso, a própria união com o Grande Foco de tal maneira que ambos se confundam entre si.

A matéria fluídica consiste na matéria que caracterize temporariamente o nível evolutivo dos espíritos encarnados sendo, portanto, oriundo dos mundos de estágios, e que cada vez mais tênue tornam-se à medida que os espíritos mais avançam em espiritualidade.

A matéria fluídica é tal como um processador ou programador capaz de realizar gravações. Neste caso, a matéria fluídica representa todas as experiências realizadas por cada um ao longo de várias existências, e quando ocorre à desencarnação, é essa memória que os espíritos analisam e acessam para verificarem o que fizeram de bom e ruim, e, caso necessário for, novamente planejam novas reencarnações.

Como a matéria fluídica é mais sutil de acordo com o mundo de estágio espiritual, quando mais densa ela for, mais a estrutura psíquica do espírito encarnado tende aos atos instintos e impulsivos, próprios do reino animal, fase evolutiva anterior ao gênero humano.

Todo conteúdo conquistado nas múltiplas existenciais e que estão gravados no corpo fluídico, porém, não são possíveis de serem acessadas de maneira imediata, são exteriorizados a partir do momento que há o intuito de evoluir, de acertar e querer fazer o bem, momento esse que a própria consciência indica intuitivamente os caminhos certos a trilhar na vida para se obter o sucesso.

A matéria densa é o corpo humano, uma estrutura sistemática e organizada que foi criada pelo Grande Foco para ocorrer de tempos em tempos novas reencarnações, dando oportunidades de aprendizados construtivos e resgates de dívidas e débitos serem quitados pelas ações negativas praticadas no passado.

É por isso que o Racionalismo Cristão incentiva a constituição de um meio familiar saudável, sendo esse um passo essencial para gerar o desenvolvimento de espíritos esclarecidos que decidem reencarnar, pois é na família que os atos dignos e éticos praticados pelos genitores ficam gravados nos corpos fluídicos das crianças, também conhecido como subconsciente, e que instantaneamente são memorizados nas mentes dessas criaturas, mais por imitação do que por reflexão, pois elas, salvo em algumas exceções, são incapazes de fazerem raciocínios lógicos até o sétimo ano de vida, modificação essa que se altera na puberdade, onde o caráter está se moldando, e que tanto mais tornar-se compacta, à medida que a pessoa envelhece.

Estruturas psíquicas das Parcelas da Inteligência Universal
Por Saulo José Pontes Machado