O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Períodos da atuação da Lei Natural- António de Pina Tavares

Segundo a visão atual da lei natural, esta se manifesta em 3 períodos conforme a evolução moral da humanidade, sendo:
1º - Período negativo:
Se caracteriza por Comportamentos negativos em que os atos, palavras, gestos, atitudes e tudo o que fazemos são para a obtenção, em primeiro lugar, dos nossos interesses pessoais ou de grupos aos quais pertencemos, sem ter em conta os interesses do coletivo, na generalidade. Aqui temos Sentimentos negativos,  os que originam os comportamentos negativos e Pensamentos negativos, os que provocam os sentimentos negativos. A humanidade, genericamente, encontra-se, neste momento, neste período.
2º -Período positivo:
Período de evolução em os nossos comportamentos são positivos porque todas as ações que efetuamos, em todas as suas fases, desde a imaginação, conceção, execução, controlo e verificação, são sempre e unicamente para visar a realização dos interesses coletivos, os quais já representam os nossos particulares. Durante este tempo, os nossos sentimentos e pensamentos são positivos. Este período está sendo construído e chegaremos lá em função da nossa evolução, vivendo e ultrapassando o primeiro período.
3º Período universal:

Aqui os nossos os comportamentos são universais, os que resultam do processo contínuo da expansão, amadurecimento e consolidação da aprendizagem do pensamento positivo quando passa a ser praticado, automaticamente, como hábito e prática normais e naturais por todos os habitantes do nosso planeta sem exceção, e levam-nos a integrar os interesses e resultados do nosso planeta nos do universo como um todo. Neste período os nossos Sentimentos e, bem como, os nossos Pensamentos são universais. Este período será também construído na sequência do período anterior.