O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

As finalidades das leis naturais e imutáveis: o progresso e a solidariedade - Por António Baptista Pina Tavares

O progresso se verifica em todos os setores de vida e de atividades por ação, quer do homem, quer da natureza. Os avanços obtidos com a intervenção do homem no relacionamento consigo próprio, com os seus semelhantes e com tudo o que existe na natureza, permitem-lhe obter, cada vez mais, melhores instrumentos de trabalho e meios de produção para melhorar a sua vida material, técnica, científica, cultural e moral, constantemente.

O progresso é a finalidade das leis naturais, ao qual todos os seres estão sujeitos. Ele permite que tudo evoluí no universo. O progresso significa que nada fica estacionado definitivamente. Ele tem de se verificar, queiramos ou não, como imposição natural, sendo, por isso, condição obrigatória para a realização das leis naturais.

Por causa do progresso, não há retrocesso na marcha do individuo, da humanidade, do nosso planeta e do universo. Podemos ter estagnação, que é momentânea, mas as leis naturais existem para serem bem aplicadas por cada um e por todos. Então, elas próprias encarregam-se, automaticamente, de encontrar mecanismos para que o progresso se realize como sua finalidade, impulsionando tudo para melhores e maiores formas de organização e de aproveitamento, e, por isso, para avanços constantes.

Outra finalidade das leis naturais é a realização da solidariedade que se verifica em todos os domínios. As leis naturais servem, por isso, para promover formas e laços de solidariedade entre todos os seres e tudo o que existe no nosso planeta. A solidariedade verifica-se, ainda, entre todos os mundos e em todos os seres no universo, sendo este construído de uma forma solidária, com o contributo de cada um, de uma forma ou doutra, mas sempre com responsabilidade individual, em particular, e de todos, em geral.

As leis naturais permitem o estabelecimento de laços de união e de coesão entre todos os seres, de forma que o homem possa encontrar soluções cada vez mais progressistas para o seu desenvolvimento e crescimento, inserindo-se no meio social e ambiental, para o exercício dos seus direitos e deveres que é de um e de todos simultaneamente, permitindo aos que têm mais conhecimentos ajudar aqueles que têm menos, formando-se uma cadeia de solidariedade e de responsabilidades compartilhadas entre todos, sobre a qual o progresso se assenta e se desenvolve.


Também são o progresso e a solidariedade que permitem a atuação de mecanismos no indivíduo, na sociedade e na natureza, para que as leis naturais sejam aplicadas, quando, por um ou outro motivo, haja estagnação ou demora nas atividades do homem e/ou quando as mesmas leis estão a ser aplicadas incorretamente.

Assim, sempre progredimos juntos na base de solidariedade e de interajuda constantemente. E solidarizamo-nos na base do progresso que nos oferece formas constantes e inovadoras para a fomentação e construção da solidariedade. Por isso, o progresso e a solidariedade são duas finalidades das leis naturais que são complementares e unidas dialeticamente.

As finalidades das leis naturais e imutáveis: o progresso e a solidariedade
Por António Baptista Pina Tavares