O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Família como meio de correção das falhas - Por António Pina Tavares

A família é uma instituição de extrema importância para a aplicação e incumprimento e, por isso, também, para a reposição dos nossos deveres e direitos corretos.

Na realidade, acontecem, frequentemente, falhas, irresponsabilidades diversas, erros, inações e omissões de deveres e direitos que são incumprimento das nossas responsabilidades, também, como membros da família que se consubstanciam nas inimizades, nos problemas com o uso indevido dos vários recursos, na partilha desigual e desonesta de bens materiais, nos laços familiares desfeitos com ou sem marcas físicas ou psicológicas, com discussões verbais acérrimas e agressivas, nos assassinatos, em suicídios, em intrigas, em crimes, em roubos, por vezes fora da família, mas com repercussões nesta, em apropriações indevidas de meios alheios à família, sem ou com cumplicidade entre os membros, com não assunção de obrigações e deveres entre os membros da família.

Enfim, são praticados, na família, vários atos e procedimentos, ainda, no nosso mundo, que resultam da aplicação do nosso livre-arbítrio na interpretação e execução das nossas responsabilidades, constituindo, desta feita, falhas no incumprimento que requerem mecanismos para que sejam restituídas.

Então, também a família é escolhida e formada como forma de reparação das falhas, cujos membros se conhecem de vidas anteriores e, na presente, assumem mecanismos para corrigir os erros cometidos e progredir juntos, solidarizando-se.

Os mecanismos são simples, complexos e multifacetados, mas, sempre, são meios, formas e processos escolhidos para vencer os erros, as omissões e outras falhas que os seus membros praticaram anteriormente, porque não se pautaram em conformidade com as suas obrigações que, na prática, fazem parte do processo normal e natural de aprendizagem.

Na generalidade, os cônjuges se conhecem e encontram-se no lar para repararem os erros cometidos nas vidas anteriores, que se traduziram em vários desafetos, percalços, desavenças, lares desfeitos, conflitos de diversas ordens que, muitas vezes, tiveram soluções com marcas físicas e psicológicas.
Então, há necessidade dos intervenientes tomar medidas corretivas para a eliminação e/ou diminuição das falhas cometidas.

Assim, tudo o que acontece entre os companheiros, são mecanismos para melhor harmonia e coesão entre eles, apesar de tomarem, por vezes, efeitos contrários, porque, no seio da família, acontecem problemas que podemos questionar se são úteis e proveitosos e se podem trazer mais desentendimentos.

Mas, não! Pois, todos constituem formas que, entendidas e aplicadas corretamente, vão superar e melhorar os nossos comportamentos.

Se houve desentendimentos, desordem, confusão e outros problemas que até podem ter conduzido a desfechos desagradáveis e marcantes, também, devem existir sempre alternativas para que as correções sejam efetuadas agora ou mais tarde.

Seria mesmo incompreensível se não houvesse possibilidades de se redimir dos erros cometidos, o que, se assim fosse, contrariaria sempre o sentido da vida.

Família como meio de correção das falhas
Por António Pina Tavares