O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Somos espelho, ou estamos nos olhando no outro - Por Antônio Pina Tavares

O homem conhece a sua vida, só quando se revê no outro (ser humano, animal, planta, minério, ar, água, etc.). Este é o seu limite para começar a conhecer a vida verdadeira. Neste caso, o aforismo de grande significado, “Conhece-te a ti mesmo”, podia ser completado com: conhece o outro. Então, podíamos ter a seguinte frase completa: Conhece o outro como a ti mesmo.

O objetivo é o homem ser o que o outro é. Cada um de nós tem de fazer essa viagem e viragem ao longo da sua trajetória evolutiva. Sermos o que o outro é. Ou melhor, cada um é o que o outro é. Porém, na realidade, o homem, para conhecer e reconhecer o outro, necessariamente, e antes de tudo, tem de conhecer e reconhecer a si mesmo.

Reparemos que este objetivo é o inverso do que somos até este momento. Pois, agora, somos egoístas, individualistas, porque temos conhecimentos morais que nos permitem ter esses comportamentos. No entanto, progressivamente vamos, através de processos de aprendizagem, modificar esses comportamentos com mais e melhores conhecimentos.

Tudo isso se consegue com dedicação e trabalho que, obrigatoriamente, devem ser feitos por cada um e por todos, reerguendo sempre, mas cada vez mais firme, acutilante, coeso e unido, rumo ao progresso e à solidariedade.

Somos espelho, ou estamos nos olhando no outro
Por Antônio Pina Tavares