O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

A mente única e igualitária é um princípio moral - Por António de Pina Tavares

A mente única e igualitária é um princípio moral (mental) que devemos aplicar. A aplicação deste princípio abre-nos muitas possibilidades de compreensão, permitindo reduzir as possibilidades de insucesso na vida, porque vemos as outras pessoas iguais a nós próprios. Ou melhor, somos o que os outros são.
Não podemos querer um bem material ou qualquer outra coisa só para nós. Todos nós somos iguais perante as leis universais e cada um ao nascer já tem, naturalmente, o seu pão e um lugar para se aconchegar.
Se uma pessoa já tem uma viatura, ela pode não desejar que outra pessoa tenha uma viatura igual ou superior à dela. Não, isso seria uma atitude incorreta. O princípio tem de ser igual para todos. Se uma pessoa tem uma viatura deve desejar e ajudar a outra pessoa a ter igual, ou até melhor.
Alguém vai à casa de uma pessoa amiga e vê um jogo de poltronas e quer um melhor para si. O desejo de ter uma coisa melhor é bom e aceitável, mas, não é aconselhável quando a coisa é cobiçada e desejada com ganância, como acontece na maioria das vezes.
Então, a pessoa tenta fazer tudo para adquirir um jogo de poltronas igual, ou melhor, porque a pessoa amiga já tem um. Esse desejo pode nos trazer desequilíbrio no orçamento familiar, porque, muitas vezes, para adquirir o objeto o visado recorre a métodos incorretos de vida provocados pela ganância e cobiça.
Na realidade, devemos desejar o igual para todos e não cobiçar as coisas alheias.
O mesmo princípio da mente única e igualitária é válido, também, para qualquer atitude mental. Assim, se já temos uma profissão ou uma função devemos criar as condições para que ela seja facilitada a outras pessoas e lembrar sempre de que qualquer coisa além de ser útil para nós, também, deve o ser para todos.
Assim, duma forma geral o que desejamos a nós devemos desejar a todos. Devemos criar as condições e possibilidades para todos porque trabalhamos para o bem comum na base da solidariedade universal.
Caso contrário, teríamos atitudes exclusivistas que levariam a comportamentos incorretos e ao aparecimento e fomentação das diferenças sociais.
A mente única e igualitária é um princípio moral - Por António de Pina Tavares