O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Conto sobre a vaidade - Por Saulo Machado

Ricardo Manoel era um militante famoso em uma das filiais do Racionalismo Cristão.

Ele pouco dizia de sua vida para os amigos, mas todos tinham certeza de algo: era muito evoluído. Não escondia seu potencial, ao contrário, exibia-o.
Era vaidoso!

Às vezes não se sabia ao certo se o público estava presente nas reuniões públicas apenas para ouvi-lo, pelo domínio que exercia nos assistentes quando verbaliza sua eloquente voz ou se realmente tinham como prioridade obter respostas para as suas indagações espiritualistas. Esse fato até hoje ninguém respondeu.

Um dia, porém, algo trágico ocorreu:

Ricardo Manoel desencarnou no domingo à noite, às 23h00min. O tipo de morte? Súbita, arritmia cardíaca. Todos choraram e ficaram tristes.

Na segunda-feira a filial estava lotada, carros e mais carros se estendiam na avenida; pelo trânsito, parecia que uma celebridade estava no local.

No fim da reunião pública as portas e os portões foram abertos. Vozes ecoavam para todos os lados e todos se sentiam um pouco angustiados. A conversa de dois senhores expressava os diálogos comuns daquelas pessoas, quando assim falavam:

- Mas... Ninguém entendeu nada. Todos saíram sem ouvi-lo, disse um senhor rabugento.

- Não era para o Ricardo Manoel falar através de um daqueles médiuns? Ora, isso me parece estranho..., outro idoso assim se expressou em tom de confusão.

Após o silêncio, o primeiro retornou a falar: - Pois é eu acho que cheguei a uma conclusão.

- Ah! Então, me fale logo, homem, você sabe que não gosto de brincadeiras. Que... que... já... já... estou nervoso - falou gaguejando -, e seguidamente se expressou normalizando a voz:

O que me diz, então? Hein, qual sua opinião?

- Eu acho que ele era muito evoluído, falou. O outro senhor concordou e os dois regressaram aos seus lares.

Nas ilusões terrenas, a vaidade é um lar farto, onde se esqueceu de refletir sobre o Universo.

Um dia depois o militante passou pelos campos vibratórios e foi ouvido por seus companheiros do Racionalismo Cristão: seu reflexo expressou sentimentos de frustração por ter se tornado vaidoso e disse que vai reencarnar novamente.

Conto sobre a vaidade
Por Saulo Machado.