O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Covid-19 - Um marco na humanidade - Por António de Pina Tavares

"Possível interpretação da finaliadde do coronavirus perante a Lei Natural: um revolucionário"

Nós que conhecemos um pouquinho da espiritualidade, sabemos que tudo o que acontece com e no individuo, com e na família e com e na sociedade, é para o bem de cada um e de todos, apesar de acarretar prejuízos e ou da nossa falta de compreensão da causa.

Neste momento, temos o covid-19, pandemia como crise sanitária que afeta a humanidade de uma ponta a outra do nosso globo. Como nos ensina a lei natural, a evolução faz-se do particular para geral de forma espiral onde uma fase produz a outra seguinte que é mais evolutiva e progressiva que a sua antecessora. O ser humano começa sozinho, depois insere-se numa comunidade, depois  na cidade (pólis), depois num Estado-cidade, depois numa nação, depois as nações agrupam-se num continente (onde estamos neste momento, com os países de cada continente a unirem-se, ou melhor, a tentarem unir-se- Europa, Asia, América). Depois desta fase iremos unir-nos entre os continentes e muito posteriormente, os continentes irão se formar uma nação planetária. Depois disso iremos entrar na fase de integração entre os planetas do universo. Ou seja, o homem do solitário e isolado passa a ser o homem universal paulatinamente através de processos e formas de aprendizagem.

Como estamos na fase de evolução continental, mas com tendências para a união entre os continentes (como o próximo passo), então as interpretações e respostas devem ser do mesmo nível, ou seja, devemos encontrar soluções para todos os continentes, ou seja, para a humanidade no seu todo.

Antes já houve crises sociais do tipo só que tiveram como campo de atuação, uma comunidade, cidade, Estado-nação, nação ou continente. É a primeira vez que algo acontece entre os continentes com grande rapidez. Porém, os acontecimentos do género terão lugar, mais ainda, no futuro.

Este vírus (coronavírus) é revolucionário e irá trazer-nos muitos proveitos no futuro, o que dificilmente um homem poderia trazer numa época só. Todas as atividades serão melhoradas (saúde, alimentação, vestuário, integração digital, esportes, transporte, acondicionamento, cinema, comunicação social, etc.), bem como o surgimento de novas atividades e de novas tecnologias, até agora inimagináveis.

Apesar de mortes que o covid-19 vai causando, será um novo marco na nossa história e uma nova viragem positiva. No entanto, a finalidade não é morte de ninguém, mas, sim, as mortes servem de vias para se encontrar o caminho que não estávamos a encontrar somente com as nossas ações ou inações.

Este acontecimento está enquadrado nos mecanismos que a lei natural tem e aplica para verificação das suas finalidades; progresso e solidariedade.

Covid-19 - Um marco na humanidade - Por António de Pina Tavares.