O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Visão espiritualista diante das Fake News – Por Rute Helena Macário

 Quem conta um conto aumenta um ponto"

Como costuma-se ouvir na linguagem moderna: "É bem por aí", que chegam até nós as Fake News que assumiram o papel de alardear de maneira distorcida e inverídica notícias e fatos que compõem o panorama mundial.

Os avanços tecnológicos a princípio comprovam quanto os seres humanos progrediram em conhecimento e erudição e quanto esse progresso pode ser proveitoso e benéfico para diversos setores da vida de uma maneira ampla.

Mas infelizmente o que se observa é que uma boa parte dos que possuem acesso a esses recursos tecnológicos, pouco ou nenhum ganho benéfico e salutar adquirem para si ou para auxiliar seus semelhantes.

Quanto não poderiam ganhar os seres em cultura, conhecimento, saber e estudos de um modo geral! Quanto poderiam crescer e prosperar em suas áreas de trabalho e competência!

O progresso material deve servir de mecanismo coadjuvante, auxiliando no crescimento e elevação espiritual.

Por isso é que se aprende com os ensinamentos da Filosofia Racionalista Cristã que a vida material deve seguir paralelamente à vida espiritual.

Bem se observa que muitas pessoas não estavam preparadas psicologicamente para receber e lidar com as questões originárias da tecnologia.

Basta observar o uso indisciplinado do aparelho celular a qualquer hora, tempo e local.

Os próprios meios de comunicação trazem os alertas do perigo que se expõe a pessoa ao fazer uso do celular em certos lugares.

Os aparelhos tecnológicos tomaram lugar do presencial, do calor humano, das conversas, das reuniões familiares, do olho no olho, das reflexões nas horas de pausa na rotina diária, da observação, das análises e do raciocínio. Ninguém mais quer "perder tempo" com isso.

As redes sociais e as mídias têm nas mãos o elevado ofício de agregar e unir os povos e as nações, através das palavras cordiais, respeitosas, das mensagens fraternais de companheirismo e da amizade que estreitam laços e produzem as vibrações harmônicas que tanto carece o mundo, porém o que se verifica infelizmente é que servem de instrumento propagador de intrigas políticas, estimulando os mexericos, as bisbilhotices, promovendo o desrespeito entre os usuários.

Quem movimenta e alimenta os meios de comunicação e as mídias sociais, são os próprios seres humanos através de suas ações e modo de viver a vida. 

E o que dizer das crianças que desde pequenos, a elas são disponibilizados o celular, a TV, os vídeo games, sem controle algum de uso disciplinado.

Como haver equilíbrio psicológico sem as regras e conceitos de uma base espiritualista para nortear a vida das pessoas? Sem uma estrutura doutrinária cristã para manter-se estabilizado emocionalmente, a pessoa deixa-se envolver pelo turbilhão das vibrações negativas trazidas pelas notícias alarmantes e fatos nocivos e maléficos, enfraquecendo-se espiritualmente.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%.

Esses dados são de janeiro de 2021.

A inversão de valores estabelecido pela massa consumista onde o "ter" se sobrepõe ao "ser", parece prática habitual e corriqueira a ocupar a mente das pessoas.

Aqueles que ainda não despertaram para uma vida mais consciente do que tem real valor e importância, sofrem e são facilmente atingidos pela depressão e pelos transtornos mentais, porque lhes falta a estrutura sólida, legítima e segura proporcionada pela orientação de conteúdo espiritualista.

A Filosofia Racionalista Cristã encerra em seus conceitos e normas espiritualistas os conhecimentos da vida transcendente, a vida espiritual, onde o estudioso ao colocá-las em prática conquista a serenidade e fortaleza espiritual para não se deixar enfraquecer e se contaminar pelas mazelas humanas e notícias pessimistas, sem qualquer teor humanista, divulgadas a fartar lamentavelmente pelas Fake News.

Pela falta de diretrizes que proporcionem um viver mais digno, de integridade e justiça é que se verificam atitudes e comportamentos que comprovam a indigência moral em que se encontra a humanidade.

O Racionalismo Cristão faz um convite à reflexão para que, raciocinem dentro dos padrões da lógica e do bom senso os fatos e notícias divulgados pelos meios de comunicação, a fim de que cheguem a conclusões coerentes fundamentadas na racionalidade trazendo equilíbrio e serenidade tão necessárias ao espírito.

Visão espiritualista diante das Fake News – Por Rute Helena Macário