O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

O que perdemos por postergar nossa evolução para outras existências? - Por Rute Helena Macário

Estagnação e atraso evolutivo são algumas das respostas a essa pergunta.

Pelo descaso para com as coisas sérias da vida, por entregar-se aos atrativos das aparentes ilusões materiais, certos espíritos tem seu raciocínio embotado por essas enganosas fantasias e como consequência o precário e deficiente manejo do livre arbítrio, perdendo assim as inúmeras oportunidades de crescimento evolutivo que uma existência por um planeta escola como é a Terra oferece.

Também não deixa de ser uma total perda do precioso tempo de uma existência terrena, o ser humano que vive a sustentar o sentimento de malquerença, de tolas mágoas e até de ingratidão, cobrando pelo bem que fizeram a outrem, quando praticar o bem é dever de todos. Sentimentos aniquiladores e corrosivos que inevitavelmente só trazem sofrimentos a todo aquele que os nutrem.

É preciso ter a compreensão que cada um dá o que tem e responde com as ações e sentimentos relativas ao seu grau evolutivo.

Outros ainda são presas fáceis das ilusões materiais que nos entretêm, ou das crenças diversas que existem neste mundo afora, arrebanhando adeptos e a envolvê-los com falsas promessas de vida eterna ao lado do Deus pai.

O que não falta neste mundo de escolaridade são engodos, enganos, a espreita daqueles que se negam a colocar o raciocínio em ação, com lógica e inteligência para analisar os fatos que se lhes apresentam como eles realmente são.

Os espíritos que estão estagiando temporariamente pelas camadas de baixa vibração fluídica que permeia o planeta escola Terra, são um exemplo de evolução estacionada e postergada para uma próxima existência.

No trabalho espiritualista realizado pelas casas racionalistas cristãs, muitos desses espíritos são arrebatados pelo campo fluídico formado pelos pensamentos e sentimentos elevados dos militantes e assistentes, tendo então na ocasião a oportunidade de manifestar-se através dos médiuns dando seu depoimento, onde veem com pesar e lamentam não ter usado seus recursos espirituais inatos para melhor aproveitar a existência pretérita e terão que retornar ao plano terreno em uma nova existência. Chegando em seus campos de estágio já em consciência plena, constatam que perderam de vista seus companheiros de longas jornadas evolutivas que formam a família astral por possuírem o mesmo grau evolutivo, pois estes avançaram para classes superiores.

Da mesma maneira que se afirma que a evolução espiritual depende da disposição, ordenamento e construção individual ativa e eficaz de cada um, também o retardamento desse processo recai sobre o próprio espírito pelo mau uso do livre arbítrio e por associar-se a sentimentos contrários ao progresso espiritual.

O verdadeiro espiritualista esclarecido sobre o que realmente agrega e tem importância evolutiva, não perde tempo nem se deixa arrebatar por mesquinharias que nada acrescentam ao seu cabedal evolutivo e muito menos acrescenta valor.

Sabe que a Lei de Causa e Efeito se encarregará de colocar tudo nos seus devidos lugares e cobrar a dívida espiritual de cada um.

Sendo o planeta Terra ainda um mundo reputado como escola, também pode-se crer sermos estudantes onde por ele estamos estagiando num curso evolutivo e de aperfeiçoamento espiritual. Assim como em qualquer escola existem os alunos indolentes e desatentos que deixam passar a oportunidade de aprendizado que os levaria a um horizonte de vida mais bonançosa vivendo à sombra das boas ações e das salutares práticas nas inter-relações pessoais e colaborativas que movem os seres de caráter nobre e animados do sentimento da paz, tolerância, fraternidade e respeito mútuo.

Nessa oficina de aprendizado constante aqueles que com interesse assimilarem as práticas e cumprirem as tarefas e deveres adequadamente, estarão capacitados e habilitados a prosseguir em patamares mais elevados de espiritualidade.

É certo que o esclarecimento espiritual descortina uma perspectiva de vida mais assertiva baseada em decisões, ações e sentimentos saudáveis onde a chance de cometermos erros e insistirmos nas más condutas e as imperfeições é bem menor.

O esclarecimento espiritual é sem dúvida uma necessidade para que o espírito conheça-se como emanação da Inteligência Universal a animar um corpo físico e reconheça-se como uma potência de soberania sobre essa mesma matéria.

O espírito tem como meta ao adquirir um corpo matéria em um mundo de escolaridade como é a Terra, avançar na escala evolutiva através do aperfeiçoamento e consequente fortalecimento de seus atributos espirituais.

Para tal finalidade, deve se esforçar ao máximo para lograr êxito no enfrentamento diante os obstáculos e lutas impostas pelo viver terreno.

Já seria muito proveitoso se os seres humanos soubessem conduzir-se pelos princípios cristãos tendo uma existência moralmente sadia e equilibrada.

O que perdemos por postergar nossa evolução para outras existências? - Por Rute Helena Macário