O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

A paz na Terra - Por Rute Helena Macário

Um trecho da irradiação B diz: ... "e tenhamos consciência de nossos erros a fim de evitá-los e nos fortalecer para praticar o bem"

É neste contexto e são essas condições que devemos impor à nós mesmos para que possamos melhor nos conduzir em vivência pelo plano terreno.

E como ter a consciência de nossos erros? Através da reflexão, do raciocínio, da ponderação em nossos atos, do cuidado em apurar nossos pensamentos, da qualidade de nossos sentimentos, do olhar introspectivo para dentro de nós mesmos, possibilitando retirar do fundo da alma nossas imperfeições para que possamos lhes dar combate e transformar nossa conduta para melhor construindo uma nova ordem de progresso, civilidade, fraternidade e harmonia.


"O erro precisa ser conhecido para poder ser evitado" Luiz de Mattos

Sem dúvida é a espiritualidade e sua instrução iluminativa o grande instrumento disciplinador para um transitar seguro da espécie humana pela Terra.

Mas não devemos perder de vista que cada espírito traz consigo sua particularidade em atributos e experiências que eram-lhe servir como base de sustentação às suas ações e direcionamento ao rumo evolutivo.

A evolução espiritual é lenta e gradativa portanto tudo chega a seu tempo.

Enquanto estiverem os seres em atraso evolutivo, presos à materialidade e aos sentimentos inferiores como o egoísmo, a inveja, a malquerença, a vaidade, etc., terão de passar pelas consequências de um estado de desordem psíquica, e que infelizmente pela Lei Universal de Atração, tais estados de alma acabam por estimular outros tantos que estão na mesma sequência vibratória a interagirem de forma semelhante no seio da humanidade. Assim começam as animosidades, as desavenças e as guerras.

É preciso construir a paz dia a dia, com atitudes, pensamentos e ações edificantes, inspiradoras e instrutivas para que possamos conquistá-la.

Falamos em paz no sentido global para este sentimento possa ser experimentado por todos.

Ocorre que essa tão sonhada paz para ser conquistada precisa do trabalho e empenho de cada um.

Se a maioria das pessoas não sente e não pratica a paz dentro de si mesmo, a paz não existe para o mundo à sua volta.

A função de um planeta escola é promover a evolução espiritual dos seres humanos. O planeta Terra é apenas um dos vários mundos de escolaridade que orbitam pelo Universo com a mesma finalidade. O mundo Terra abriga bilhões de espíritos em corpos físicos, que em suas individualidades diferem uns dos outros em níveis de espiritualidade. E é nessa inter-relação que a prática do viver terreno exige, que a evolução espiritual acontece pois ela reside no aprendizado, no manejo e gestão dessas diferenças. Porém tudo depende do empenho, do trabalho, do bom uso dos recursos espirituais de cada um, para tornarem-se melhores seres humanos e evoluir espiritualmente.

Por isso dizer-se que a humanidade evolui em conjunto.

A evolução espiritual difere muito de um ser para outro, podendo perdurar milhares de anos no contexto do tempo físico para uns e menos tempo para outros.

Podemos fazer um comparativo entre um planeta escola e a família. Em ambos existe ambiente favorável para que se dissemine e se desenvolva o sentimento da amizade, do amor ao próximo, e do respeito à maneira particular de cada um pensar e de ver o mundo.

Uma vez a amizade e a empatia cultivada, desenvolvida e incluída nas práticas rotineiras, promovida está para romper a barreira familiar e estender-se para as práticas habituais entre os demais seres humanos.

Assim todos compenetrados da importância dos predicativos da boa convivência levarão para a vida em sociedade, a prática dos valores morais, do bom senso e da justiça nas relações humanas que tornam o ser verdadeiramente uma individualidade espiritual.

O espírito como partícula individualizada do Todo é amor em essência, então porque não exteriorizar esse amor espiritual nas ações, nos bons exemplos, no cumprimento de seus deveres, na solidariedade e no cultivo dos bons hábitos? A resposta é simples! Por que existe o livre arbítrio de cada um. E quando esse livre arbítrio não é bem direcionado por falta de orientação espiritual, origina débitos a serem ressarcidos inapelavelmente. Por essa razão o espírito por si só obriga-se a voltar a um planeta escola a fim de saldar suas dívidas espirituais, num trabalho de auto lapidação alcançando assim patamares mais elevados de espiritualidade.

O planeta Terra assim como outros mundos escola, tem como ofício, recuperar almas, restaurar a espiritualidade perdida com as más ações e os maus sentimentos, aplicando lições que se bem compreendidas formarão o cabedal evolutivo de riqueza espiritual a ser levado pelo espírito por toda eternidade.

A paz na Terra - Por Rute Helena Macário