Na
globalidade, a pessoa, ao nascer, assenta a formação e o processo de
conhecimento em duas bases primordiais, que contribuem para o seu aperfeiçoamento
moral, portanto, para mais e melhor evolução moral, que são resultados da
aprendizagem, independentemente de outros fatores internos e externos que, de
uma forma ou outra, possam influenciar no processamento do conhecimento:
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Primeira
base: é formada pelo grau moral já adquirido, que provém do resultado acumulado
dos valores morais ganhos nas vidas anteriores, constituindo a parte
fundamental que pode só ser aumentada. Jamais esta parte diminuirá.
Segunda
base: é o conjunto de provas, desafios que constitui o programa de vida, que é
executado em forma de deveres e direitos no dia-a-dia, em conformidade com os
objetivos previstos, que são obtidos em formas de aprendizagem na presente
vida, a vida em curso.
Por
isso, tudo o que temos, fazemos e ou apreciamos é resultado de aprendizagem
permanente e constante que é feita ao longo das nossas vidas, nas quais os
ganhos são acumulados e transferidos.
Então,
o objeto de conhecimento vai ser apreciado e valorizado com essas duas bases,
sendo que a primeira já está feita, faltando a realização da segunda. Porém,
como esta é constituída pelas provas que estão no subconsciente para serem
materializadas em formas e processos de aprendizagem de conhecimentos técnicos
(hard skills)e de morais (soft skills), deve ser assimilada e aplicada e, só
assim, pode transformar-se em resultados positivos que serão adicionados à
evolução moral, ou seja a primeira base.
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Processamento de conhecimentos: Um outro olhar
Por António Pina Tavares