O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

O que é espiritualidade? - Por Rute Helena Macário

Ela vem do latim "spiritus" e significa “respiração” ou “sopro” e então podemos dizer que, espiritualidade  é  sentir o pulsar  das  vibrações positivas no âmago que emanam da prática das boas ações e dos bons sentimentos. Pelo dicionário pode também significar “coragem” e “vigor”. Então aí vai a colocação de ser espiritualidade a qualidade ou estado de coragem e vigor.

Assim concluímos que o que propicia coragem e vigor ao espírito é a prática da espiritualidade com que  o indivíduo  traça sua linha de conduta  no viver, tornando-se consciente de seu  papel no mundo e de seus  deveres para consigo mesmo e com seus semelhantes. Os valores morais do indivíduo não estão na linha filosófica professada por ele ou se é adepto de algum seguimento religioso.

Basta que voltemos ao olhar para um dos maiores exemplos da história que foi o padre Antônio Vieira e a refletir sobre sua última passagem pelo planeta Terra. Embora na condição de sacerdote, vislumbrou na missão de catequizar, uma oportunidade para semear os ensinamentos cristãos entre os povos mais primitivos.

O que dizer de Martin Luther King Jr. que em vida física foi pastor da igreja Batista, que na figura de ativista lutou pelos direitos civis através da não violência e inspirado por suas crenças cristãs.

Ou Tereza de Calcutá, que religiosa católica, dedicou toda sua vida levando amor e caridade aos pobres, doentes e famintos.

Podemos citar também Mahatma Gandhi que liderou campanhas para independência da Índia, viveu entre o hinduísmo e o cristianismo, entre a política e a filosofia sempre em busca do que ele entendia como "Verdade".

Podemos relembrar também Nelson Mandela líder ativista e principal figura na luta contra  o regime de  segregação racial (Apartheid).

Mandela um dos maiores líderes morais e políticos de seu tempo seguiu os passos de sua mãe que era metodista e assim cursou a Escola Missionária Metodista. A educação de Mandela era permeada de formação cristã. Foi batizado na Igreja Metodista aos doze anos de idade.

Espíritos desprendidos de valores materiais.

Podemos ponderar então que é válida qualquer que seja a orientação acolhida pela pessoa para pautar sua vida, desde que  dela se sirva para trabalhar em  propósitos dignos e elevados, tornando-se melhor como ser humano.

A religião, seita ou filosofia não pode ser usada como meio de rotular ou configurar o caráter e a moral daquele que a prática.

Quem souber usar de percepção sobre o modo de proceder de certos indivíduos, vão descobrir que por detrás do manto da suposta integridade e candura aparentes, se escondem atitudes errôneas que identificam personalidade duvidosa, pois o ser humano possui imperfeições e age   de acordo com seu livre arbítrio, sendo  responsável por suas escolhas, em qualquer segmento filosófico, seita ou religião.

Cabe aqui lembrar das sábias palavras ditas por Ulysses Cláudio Pereira quando à cabeceira da mesa doutrinava nas reuniões públicas:

"Em todas as religiões existem pessoas boas, tudo depende da própria criatura, porque cada um é cada um. A criatura, não sendo fanática, observa a vida por um ângulo mais amplo, age com prudência e observa nas outras criaturas qualidades que às vezes ela não tem e vai aprendendo com as lições da vida, no meio heterogêneo em que vive. O importante é a maneira de a criatura se conduzir, tendo caráter, sendo digna, valorosa, sabendo respeitar e amar o seu semelhante. Ela está no caminho da espiritualidade".

O que é espiritualidade? - Por Rute Helena Macário