O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

A consciência de si mesmo – Por Rute Helena Macário

Não há qualquer exagero em se afirmar que uma única partícula é tão importante quanto o próprio Todo, porque este não poderia existir sem ela, nem ela sem ele. Luiz de Mattos

- para que a luz se faça em nosso espírito -

Este é o propósito do movimento espiritualista que vem promovendo a Filosofia Racionalista Cristã desde sua implantação por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz em 1910. Despertar a humanidade para a vida transcendente, para que de posse desses conhecimentos, cada qual promova sua própria evolução através do fortalecimento de seus recursos espirituais, tendo atitudes de caráter construtivo e melhor aproveitando a existência.

- conhece-te a ti mesmo -

Não há certeza absoluta em relação a quem foi o autor desta máxima, mas há vários autores que atribuem a autoria da frase ao sábio grego Tales de Mileto. Apesar disso, existem teorias que afirmam que a frase foi dita por Sócrates, Heráclito ou Pitágoras.

- conhecer a nós mesmos para conhecer o mundo à nossa volta -

A consciência de si mesmo move o ser em direção a um raciocínio com lógica e lucidez, tornando-o observador perspicaz ao verificar que cada indivíduo é bem mais que um corpo físico e que este só se movimenta através de uma força denominada espírito. Sendo o Universo composto unicamente de dois elementos (força e matéria), pode-se dizer que o ser humano é como um Universo em miniatura.

Conhecer a Verdade espiritualista faz toda a diferença no viver dos seres humanos.

São códigos de princípios cristãos que possibilitam o ser conduzir-se em sua trajetória terrena com maior segurança, desejo de acertar, sentimentos altruístas e projetos de crescimento espiritual. Neste contexto todos podem dar sua contribuição na melhoria dos aspectos espirituais da grande família humana, sabedores de seu papel neste planeta escola e aptos no desempenho de suas competências.

Diz o ditado que toda caminhada começa com o primeiro passo e esta afirmativa se aplica consideravelmente no despertar para a vida espiritual. O indivíduo calejado e sofrido pelos embates que vivenciou em existências passadas, encontra-se habilitado a iniciar a caminhada que despertará sua consciência espiritual, porque acossado pelos embates da vida, procura um bálsamo que lhe alivie o sofrimento. E esse oásis espiritual, ele encontra com o estudo da vida transcendente oferecido pela Filosofia Racionalista Cristã, trazendo o esclarecimento espiritual e consequente conhecimento de si mesmo.

Os que ainda se encontram em estado de "dormência espiritual" são aqueles que atravessam a existência transitando pela materialidade, dando voz aos instintos e sentimentos inferiores e materializados.

A materialidade é como uma janela com pequenas frestas, que se mantém fechada, permitindo ao espectador, uma visão estreita e distorcida das questões existenciais.

Abrir a janela da espiritualidade significa descortinar um horizonte de possibilidades evolutivas e crescimento espiritual. É remover o véu que esconde a Verdade espiritualista.

Esse alvorecer espiritual começa com a consciência de si mesmo, no aclaramento das ideias, na autonomia no livre pensar e nas condições propícias para fortalecer seus atributos espirituais, dentre eles o domínio próprio, proporcionando o equilíbrio psíquico tão necessário ao viver harmônico em consonância com as altas esferas astrais, beneficiando não somente o próprio ambiente em que está inserido mas também a humanidade e o planeta.

Para o homem conseguir algo de bom precisa ser, além de disciplinado, livre para pensar e agir, pois de outro modo, nada de bom, de útil fará para o bem do Todo, dos semelhantes, da família e de si mesmo. Luiz de Mattos

A consciência de si mesmo – Por Rute Helena Macário