O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Os quadros pilares da mediunidade - Por Márcia Teixeira

Para melhor entendermos e desdobrarmos os conteúdos de cunho sutil como os mediúnicos, consideremos quatro pilares.

1) Disciplina

2) Estudo

3) Dedicação

4) Renúncia

Nesses quatro pilares estão a base da mediunidade, são elas que darão a segurança às transmissões para os espíritos do Astral Superior, e aos reflexos dados nas reuniões públicas e particulares, sob a batuta e acuracidade da Plêiade do Astral Superior.

1) Disciplina

Nas Casas Filosóficas Espiritualistas Racionalistas Cristãs, todas as ocupações e incumbências, são rigorosamente dentro das regras disciplinares do Livro Prática do Racionalismo Cristão, 13a. ed. página 62. Assim no quesito médiuns e mediunidade a disciplina é muito mais severa.

O médium precisa levar vida rigorosamente disciplinada, a fim de se manter, material e espiritualmente, em plenas condições de equilíbrio e saúde, para bem cumprir seus deveres". Luiz de Mattos, Livro Base RC, 2009, página 64.

Vejam amigos a importância da disciplina, um pilar de fortes estruturas sustentadoras para a segurança e equilíbrio psíquico do médium.

Para quem desejar se aprofundar neste tema para melhorar a sua comunicação com os espíritos do Astral Superior, sugiro a leitura atenciosa do artigo "Equilíbrio da Sensibilidade do médium" que publiquei no Jornal A Razão, Junho de 2019, ou no "Vida Eterno Crescimento"  e mais um bônus de reforço em "A Vida Continua".

2) Estudo

O estudo contínuo das obras editadas pela Filosofia Espiritualista Racionalistas Cristã com leituras periódicas e bem disciplinadas aumentará substancialmente às palavras ou vocabulário linguístico para melhor sustentação e fundamento para o apoio nas intuições superiores.

3) Dedicação

A dedicação vai com certeza ser cada vez maior quando a intenção de buscar o melhor para si e para a causa que abraçou, cada vez mais quando agregamos o estudo e a disciplina, vamos entendendo que a dedicação forma um pilar central da conduta a ser adotada no cumprimento do dever.

Nada nesse mundo pode ter sucesso se a dedicação não for bem observada.

4) Renúncia

Encontramos na literatura da Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã vários autores que descrevem sobre a renúncia - mormente Luiz de Souza, com vários livros editados, tornou-se um mestre na explicação dos sentimentos de renúncia e valores morais do espírito;

"Desprender-se, pois, dos atrativos mundanos, em busca de outros mais consistentes no plano do espírito, é ato concebível por aqueles que sentem o valor da renúncia, e não desejam pôr a alma aos pés dos enganosos artifícios materiais ... é preciso vencer as atrações da Terra, adotar o espírito de renúncia e converter-se em cidadão do mundo, para não dizer, como cabe, do Universo." Livro A Morte Não Interrompe a Vida, Luiz de Souza

"... A prática do bem exige ação, prestimosidade, renúncia e compreensão; é um dom espiritual, e não pode ser comercializado em nenhum sentido; constitui um crime explorá‑lo ... o espírito depois que adquiriu esse tesouro, que é a renúncia, terá tal riqueza ao seu dispor, por todo o sempre, assim o valor da renúncia só o conhece quem o possui porque não é gênero que se possa dar a saborear, logo a renúncia, na vida terrena, é quem deixa altruisticamente o melhor para o seu semelhante ..." Livro Ao Encontro de Uma Nova Era, Luiz de Souza

Já Luiz de Mattos faz forte referência a esse tema, citada na obra fundamental Prática do Racionalismo Cristão, de 2009, na página 65, quando diz;

Viver o tanto quanto possível, impessoalmente, reconhecendo que a faculdade mediúnica exige e dedicação

Dessa forma entende-se que o espírito de renúncia - é o quarto pilar que sustenta todos os outros com a fortaleza do enobrecimento que esse atributo espiritual, que circunda toda a estrutura mediúnica.

Os quadros pilares da mediunidade
Por Márcia Teixeira