O que eleva o espírito ajudando o ser encarnado é a consciência do dever cumprido e a prática do bem, para si próprio e para aqueles, seus iguais, a quem muitas vezes querem mal. By Isabel Candeias.

Jogos olímpicos à Luz da espiritualidade - Por Rute Helena Macário

A interação entre Países na representação de seus habitantes, unindo-se nas disputas esportivas é sempre benéfica espiritualmente falando, pois estreita os laços de amizade entre Nações e porque não dizer do início de grandes amizades e troca de conhecimento e da diversidade das culturas que se manifesta em cada um dos atletas.

Na convivência entre os atletas, falar da sua Pátria mãe, do modo de vida, dos costumes, da cultura de seu País e até no idioma diferente com que cada um se expressa, é um mecanismo para derrubar velhos preconceitos.
A prática de esportes de um modo geral demanda disciplina, dedicação, hábitos de vida saudáveis evitando todo tipo de excessos, cuidar da mente, saber trabalhar em equipe, tendo cortesia e respeito pelo desempenho dos companheiros, manter o equilíbrio nos exercícios, não excedendo, exigindo além de suas possibilidades físicas no momento, etc.

Não só para conquistar o objetivo de ser um bom desportista e conquistar as tão sonhadas medalhas, é que se deve levar vida regrada, moderada e usar o bom senso de um modo geral. Essas diretrizes devem ser seguidas também por todo aquele que deseja ser um vencedor na vida, alcançar suas metas, seu progresso material porém sem afastar-se da vida espiritual e do seu projeto evolutivo.

Observa-se com tristeza e não são poucos, os atletas que ganharam notoriedade por seu desempenho e deixaram-se envolver pelas glórias, pela fama e pelas conquistas, sucumbindo às ilusões do mundo material, à imoralidade e enveredando pelo caminho das drogas, provocando desavenças e desunião familiar e doenças diversas ao corpo físico, sem falar na instabilidade emocional e consequentemente desequilíbrio psíquico.

Oxalá o significado das palavras competição e disputa ocorressem apenas nas modalidades esportivas e a título de entretenimento e descontração, onde o objetivo maior fosse a confraternização entre os povos e não mais houvesse lugar para as rivalidades e desafios pela posse e pelo poder que tanto inferiorizam os seres humanos.

E é com este propósito de espiritualização da grei humana que o Racionalismo Cristão cumpre sem descanso seu desígnio no planeta Terra, onde as futuras gerações poderão vislumbrar a paz configurada na bandeira de todas as Nações.

Jogos olímpicos à Luz da espiritualidade
Por Rute Helena Macário